Piripá: Pré-candidato ao Legislativo Municipal aposta no esporte com meio de socializar e educar as crianças e adolescentes

Por Luciene Pereira Costa

O pedreiro e ativista social piripaense Jose Milones Vieira, popularmente conhecido como Nonas, 62 anos, tem se destacado nos últimos 35 anos como voluntário em ações relevantes voltadas para o Esporte. Nonas acredita que o trabalho que desenvolve com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, tem sido determinante para que muitos jovens tenham se afastado do caminho sem volta das drogas e da marginalidade.

Com objetivo de ampliar o alcance das ações que desenvolve, Nonas, que é filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro, acabou convencido e deverá submeter seu nome à apreciação popular nas eleições municipais já definidas para o próximo dia 15 de novembro, disputando uma cadeira na Câmara Municipal.

O pré-candidato petebista já definiu como propostas que pretende, se eleito, trabalhar para que o poder público municipal invista na recuperação e construção de espaços para a prática de Esportes, na sede e zona rural; na aquisição de materiais desportivos para serem doados – principalmente a crianças e adolescentes – a entidades esportivas e a implantação de políticas públicas de incentivo à prática do esporte voltado para ocupar a ociosidade de crianças e adolescentes, interligando a Educação com atividades esportivas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Questionado se as propostas não são muito “ousadas” para a realidade do município, Nonas, abandonando o sorriso fácil, é incisivo ao afirmar que as propostas que defende tem o objetivo de tirar as crianças da rua, interagir com elas e oferecer novas oportunidades, o que acredita, deva ser a principal prioridade da Administração Municipal. Para Nonas, os investimentos em Educação e Saúde não se sustentam se não houver, por parte do poder público, o acolhimento de crianças e os jovens, dando a eles uma oportunidade para que possam acreditar que vão ter um futuro digno.

Sobre as fontes de financiamento das propostas que pretende, se eleito, apresentar na Câmara Municipal, Nonas diz que é possível projetar parcerias com os Governos Federal e do Estado, além de setores da iniciativa privada de Piripá.

O pré-candidato aponta avanços importantes na área do Esporte na gestão do atual prefeito Flávio Oliveira Rocha (PTB), embora reforce que o município dispõe de pouca estrutura para que projetos sociais voltados para a área sejam desenvolvidos. Ele reforça que tem tentado, com apoio do gestor, mudar essa realidade, mas falta uma legislação especifica para o setor de Esportes no município.

É justamente essa realidade que o motivou a aceitar o desafio de disputar uma vaga na Câmara Municipal, onde, se eleito, pretende trabalhar para que políticas públicas efetivas para a área do Esporte possam ser aprovadas e implementadas.

Nonas reflete que, se hoje, apesar das limitações, tem conseguido desenvolver um trabalho que já deu resultados bastante animadores na inclusão social e na formação de muitos jovens, com políticas públicas especificas e recursos, muito poderá ser feito para a melhoria das condições e da qualidade de vida de expressiva parcela da população piripaense. Segundo destaca, o Esporte é a mais eficiente ferramenta de inclusão e combate às drogas e à marginalidade, por isso deve ser priorizada.

Nonas diz que a pré-candidatura à vereador não é um anseio pessoal, mas resultado de reflexões e do apelo de famílias que viram a vida de crianças e adolescentes ser transformada pelo trabalho que desenvolve, tem sido bem recebida pela população, o que o anima a prosseguir e reforça a expectativa de que poderá conseguir conquistar uma cadeira no legislativo Municipal.

Nonas salienta que a expectativa é muito positiva em relação à eleição. E diz que, se ela se concretizar, vai trabalhar diuturnamente para que a Câmara Municipal possa te rum olhar mais atento para o Esporte, que resume, é fundamental para que as ações de Saúde e Educação públicas possam ter efetividade e resultar na melhoria da qualidade de vida da população.

“Dizem que cada aluno matriculado em uma Escola é uma vaga a menos nos Presídios. Eu completo, dizendo que cada criança ou adolescente envolvido com o Esporte é, sem sombra de dúvidas, uma presa a menos das drogas e da marginalidade, um bom aluno, um futuro cidadão de bem. Cada real investido no Esporte é um real a menos a ser investido na Saúde e na Segurança Pública”, completa.

 

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias ,