Portal Gov Br simplifica acesso a 4 mil serviços federais

Mais de 137 milhões de pessoas cadastradas já se beneficiaram, de forma gratuita, das facilidades disponíveis na plataforma

Por: Secom 

Solicitar o pagamento do Auxílio Brasil e a obtenção de carteiras de Trabalho, Identidade e de Trânsito são alguns dos quatro mil serviços disponíveis na plataforma Gov Br. O site registra, mensalmente, mais de 200 milhões de transações efetivadas a partir do catálogo de atendimento digital do Governo Federal.

Dados atualizados do Ministério da Economia, coordenador do sistema, indicam que mais de 137 milhões de brasileiros mantém conta ativa no Gov Br e recorrem às funcionalidades da plataforma.

A digitalização já alcança 84% da totalidade de 4,8 mil serviços públicos disponíveis à população. O objetivo é que, até o final de 2022, 100% destas ações estejam digitalizadas. Até o momento, 204 órgãos públicos já se integraram à plataforma.

A meta da iniciativa é simplificar a vida do usuário, gerando economia aos cofres públicos e à população. A estimativa do Ministério da Economia é que são economizados, anualmente, R$ 4,6 bilhões ao Poder Público e aos cidadãos com a oferta de serviços pela internet.

O Gov Br pode ser acessado pelo site homônimo e pelo aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A partir da criação da conta, forma-se um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais. Dessa maneira, com um único usuário e senha, todos os serviços integrados ao Gov Br poderão ser acessados.

DESTAQUES

Os três serviços mais acessados, no último mês, foram a consulta de Cadastro de Pessoa Física (CPF); o recebimento do abono salarial; e a consulta à restituição do Imposto de Renda, conforme levantamento do Ministério da Economia.

Outro serviço que tem registrado bastante demanda é o de assinatura eletrônica, que é gratuita, permitindo o registro de firma em documentos por meio digital. De acordo com o Decreto Nº 10.543, de novembro de 2020, a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.

O uso mensal de assinaturas digitais triplicou entre janeiro e agosto deste ano, saindo da marca de 657 mil para mais de 2 milhões no período. Desde a oferta da modalidade, em março de 2021, quase 10 milhões de assinaturas já foram utilizadas no ambiente Gov Br.

Com a plataforma, o cidadão ganhou a opção de fazer assinatura eletrônica válida e gratuita em todo o país, sem ter necessariamente de recorrer a serviços pagos, deixando de arcar com esse ônus.

Para criar a assinatura eletrônica, o cidadão deve ter a conta Prata ou Ouro na plataforma Gov Br. Para alcançar este nível de confiabilidade, o usuário pode realizar a biometria facial no aplicativo de celular ou, pela web, com a identificação cedida por seu banco. Hoje, existem dez instituições financeiras integradas ao Gov Br: Banco do Brasil, CAIXA, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú, Sicredi e Agibank.

A assinatura eletrônica é provida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, da Casa Civil da Presidência da República.

CONTA GOV BR

Para criar uma conta na plataforma Gov Br, o cidadão deve acessar o site, disponível aqui, informar o seu CPF e clicar em “continuar” para preencher o restante dos dados exigidos.

Atualmente, na página principal, existem seis opções para direcionar o usuário aos serviços mais adequados ao seu perfil. São eles: agricultor; aposentado; estudante; empreendedor; trabalhador; e motorista.

Também para facilitar a busca pelo atendimento, o portal separa os serviços disponíveis em 16 categorias: Agricultura e Pecuária; Assistência Social; Ciência e Tecnologia; Comunicações e Transparência Pública; Cultura, Artes, História e Esportes; Educação e Pesquisa; Empresa, Indústria e Comércio; Energia, Minerais e Combustíveis; Finanças, impostos e Gestão Pública; Forças Armadas e Defesa Civil; Justiça e Segurança; Meio Ambiente e Clima; Saúde e Vigilância Sanitária; Trabalho, Emprego e Previdência; Infraestrutura, Trânsito e Transportes; e Viagens e Turismo.

 

Secretaria Especial de Comunicação Social

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,