redacao@jornaldosudoeste.com

Projeto da Uesb fortalece a produção de aves na Bahia com raças nativas

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

POR ASCOM UESB/VCA

Para reforçar a segurança alimentar e gerar renda para agricultores familiares, o Laboratório Experimental de Avicultura (Labeave) da Uesb criou a iniciativa “Guardiões”, que reúne pessoas interessadas em preservar e trabalhar com a genética de aves nativas. A ação é proveniente dos estudos desenvolvidos na Universidade, envolvendo quatro raças de galinhas – meia perna, caneludo do Catolé, peloco e o frango da carne negra -, além do peru preto caipira e do pato Catolé.

A iniciativa busca divulgar e disseminar a genética desenvolvida na Uesb, capacitando os criadores para o manejo adequado das aves e a apresentação do produto ao consumidor. Até agora, mais de 2 mil aves foram entregues para servir de base reprodutiva em quintais de diversas cidades da Bahia.

Foto: Entrega no Quilombo de Thiagos – Ascom/Uesb

Atualmente, mais de 30 ‘Guardiões’, distribuídos de Juazeiro a Teixeira de Freitas, mantém e multiplicam as raças desenvolvidas. “Trabalho muito na valorização desse patrimônio genético, e a receptividade tem sido muito boa”, destaca o professor Ronaldo Vasconcelos, coordenador do Labeave.

Expansão do conhecimento – As aves foram distribuídas em 28 municípios, beneficiando diretamente cerca de 300 famílias agricultoras. Embora ainda não haja números exatos, o impacto indireto tende a ser maior, com a expansão do comércio de ovos e aves em programas como o Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) e o Fundo Rotativo Solidário.

Entre os produtores beneficiados, está Antônio Nascimento de Jesus, aposentado e criador de aves há mais de 20 anos. Há cerca de três anos, ele teve acesso às aves da Uesb e, desde então, trabalha com elas para consumo próprio e venda de reprodutores. Para Antônio, participar do Projeto é importante para a economia doméstica. “Posso oferecer à minha família uma alimentação com produto natural, de qualidade e boa procedência”, afirma.

O Laboratório também firmou parceria com o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), organização não governamental localizada em Vitória da Conquista, que presta assistência a pequenos produtores em mais de 20 municípios do Sudoeste baiano.

Outra contribuição é na cidade de Itagibá (BA), onde o trabalho do Labeave inspirou a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico a criar um espaço de reprodução das aves da Uesb. Por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), foi identificado que muitos agricultores possuíam áreas pequenas e improdutivas, sem geração de renda. “Pensamos na Avicultura para solucionar este déficit da nossa agricultura familiar”, explica Dulciane Barreto, secretária da pasta.

Com o apoio do Labeave, Itagibá recebeu um núcleo inicial de aproximadamente 50 aves da raça caneludo do Catolé. Hoje, o município conta com cerca de 250 animais e expandirá sua estrutura para atender 50 famílias rurais.

Foto: Aves do Laboratório Experimental de Avicultura – Foto: Ascom/Uesb

12 comentários em “Projeto da Uesb fortalece a produção de aves na Bahia com raças nativas”

  1. Hi there just wanted to give you a quick heads up. The words in your content seem to be running off the screen in Chrome. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I’d post to let you know. The design and style look great though! Hope you get the problem fixed soon. Thanks

    Responder
  2. I am now not positive the place you are getting your info, but great topic. I needs to spend a while learning much more or understanding more. Thanks for magnificent information I used to be on the lookout for this info for my mission.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 754