Projeto educativo da Adab leva 3.500 alunos à Exposição de Vitória da Conquista

Estudantes do infantil e do ensino médio público e privado lotaram as dependências do espaço Tatersal Larissa Cavalcante na tarde desta sexta-feira (16), como parte do projeto educativo solidário “ADAB na Exposição”, que acontece na 52ª Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista. O projeto, que tem o apoio da Coopmac, alerta sobre o consumo de produtos de origem animal contaminados e sem certificado de inspeção, como a carne e o leite.

Contato com os animais expostos na exposição, acesso a materiais lúdicos, educativos e vídeos auto explicativos, os alunos recebem orientações sobre os cuidados contra o mosquito da dengue, responsável pela transmissão da dengue, chikungunia e Zika, com a peça “Carne: de olho na Qualidade”, patrocinada pelo Sesc, feita com muita descontração e humor. A atividade teatral é feita pela grupo Alegria e Festa, que na oportunidade também encenou sobre a Febre Amarela.

De acordo com Irma Maria do Amor Santos, veterinária e coordenadora do projeto, são 20 anos de ações no Estado e 15 anos apenas no parque de Exposições de Vitória da conquista, o projeto tem a monitoria de alunos do Cetep, com patrocínio da Coopmac e Confrigo, onde os alunos podem ainda degustar iogurte distribuídos gratuitamente, doados por laticínios da cidade.

“O importante é que estas crianças se tornam multiplicadores junto às famílias, inclusive a partir de uma frase muito comum que usamos que é: antes de abrir a boca, abra os olhos”, lembra Irma, que alerta sobre o fato de que em muitos comércios ainda é possível achar carnes dependuradas, meio de comercialização totalmente inadequado, afirma.

 

Na opinião de Jaymilton Gusmão, presidente da Coopmac, só este projeto justificaria a Exposição. “Eu considero a cereja do bolo da festa a formação destes estudantes, que serão cidadãos e que agora já está sendo embutida nestas crianças a consciência do consumo de alimentos saudáveis, que obedecem normas e processamentos, de modo que entendo que talvez seja o mais importante de tudo o que acontece e muitas vezes e pouca gente sabe da existência disso”, avalia.

“É honroso para a Coopmac ser parceira da ADAB na escola, desta companhia de teatro, porque estamos plantando uma semente que com certeza vai virar uma grande árvore no futuro”, conclui Jaymilton.

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias