Saiba porque o líder que conhece as dores dos funcionários tem melhor resultado

Por: MF Press Global

 

É sabido que uma pessoa com uma estratégia bem definida pode render muito mais do que uma que esteja sem a clareza do que pode fazer para alcançar seus objetivos, sobretudo no mercado de trabalho.

Sobre isso, o empresário Victor Assis respondeu porque um líder/chefe que conhece essa necessidade em seus colaboradores consegue ter melhor desempenho e extrair melhores resultados.

“É preciso que os empreendedores entendam que ser líder é bem mais assertivo do que ser um chefe. E qual a diferença entre eles? A principal é a forma como o poder de cada um é exercido. Ambos têm poder de decisão e estão à frente de um grupo/equipe. Porém o líder exerce seu papel de forma mais democrática e inspiradora, enquanto que o chefe é mais autocrático, ou seja, onde quem comanda é que tem o poder. Um líder consegue fazer com que os seus liderados performem bem melhor”, disse.

Tocando em um assunto que sempre inspira discussões, a saúde mental, uma dica dada por Victor foi que esse líder busque conhecer as dores do seu funcionário. “Quais são as dificuldades de cada uma? Busque entender, tente se colocar no lugar de cada um, para que você possa se apresentar como uma chance de resolução desse ou daquele problema”, aconselhou.

Ainda segundo Victor, a máxima de que um mal líder adoece os funcionários é pura verdade. Segundo ele, o líder também precisa prezar por sua saúde mental.

“Outro ponto essencial para um líder é primeiro ter conhecimento do setor que ele lidera. Não dá para liderar um setor de criação sem nunca ter criado nada. Sem ter passado por isso. Dou esse conselho porque ser um líder que não consegue fazer com que sua equipe dê resultados também pode ser danoso. Outro ponto que a gente pode destacar, que é até clichê, é a máxima de que conhecimento nunca é demais”, finalizou.

Foto de capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,