Setre promove encontro estadual de artesãs e artesãos

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, realizará no próximo dia 19, em Salvador, o 11º Encontro de Artesãs e Artesãos do Estado da Bahia. O evento, que marca as comemorações do Dia Mundial da Artesã e do Artesão, acontecerá das 10 às 17h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho.

Na programação, oficinas, homenagens, lançamentos e apresentações culturais dos grupos Bom Viver, de Cruz das Almas; Filhos da Terra, do município de Terra Nova; Celice Flores, Samba de Roda União Teodorense, Os Adams, Iza Sampaio, Ives Fers e Deboche  Dance, da cidade de Teodoro Sampaio.

“O encontro vai reunir os profissionais do segmento para ações de qualificação e difusão de informações sobre as políticas públicas para o artesanato. Nosso objetivo é fortalecer a produção artesanal baiana, que é uma fonte importante de geração de renda e uma referência nacional pela qualidade e diversidade das peças”, ressalta a titular da Setre, Olívia Santana.

Investimentos

No último mês de janeiro, o governador Rui Costa autorizou o investimento de R$ 5 milhões para a publicização dos serviços de promoção e apoio à comercialização do artesanato baiano. Ao longo do ano, serão executadas ações de cadastramento e expedição da Carteira Nacional do Artesão; emissão do Selo Bahia Feita a Mão; lançamento de editais para participação em feiras nacionais; e instalação do Memorial do Artesanato.

Para a coordenadora estadual de Fomento ao Artesanato, Luciana Embilina, todas estas iniciativas contribuem para o incremento da atividade artesanal no estado: “O clima entre artesãs e artesãos é de comemoração pelas conquistas recentes, e de assertividade sobre as pautas que serão tratadas no decorrer deste ano”. Na outra ponta, Embilina chama a atenção para a necessidade de aquecimento do consumo interno: “Os baianos precisam valorizar e consumir o artesanato feito aqui”, conclui.

Serviço

O quê: 11º Encontro de Artesãs e Artesãos do Estado da Bahia
Quando: 19 de março (segunda-feira), das 10 às 17 h
Onde: Praça Tereza Batista, Pelourinho, Salvador – BA

Redacão Jornal do Sudoeste

Redacão Jornal do Sudoeste

Desde seu lançamento, o JS vem revolucionando a imprensa regional. Foi e continua sendo pioneiro na adoção de cores em todas as suas páginas e no lançamento de suplementos especiais que extrapolam o simples apelo comercial, envolvendo a comunidade em reflexões sobre temas de interesse geral por ocasião do Natal e dos aniversários de emancipação de municípios da sua área de abrangência de circulação.
Categorias