Sinta a Páscoa em sua vida

Estamos vivendo a Semana Santa e quero falar com você sobre esse tempo. O Cristo realizou a obra da redenção humana e glorificou a Deus, principalmente pelo seu caminho na Páscoa, quando morrendo, aceitando entregar-se na cruz, destruiu a nossa morte. Destruiu a morte, porque acreditamos que quando morremos, também ressuscitamos com Ele e Ele, ressuscitando, renovou a vida. Por isso, nesses dias nós celebramos todos esses acontecimentos naquilo que nós chamamos de Tríduo Pascal, da Paixão e Ressurreição do Senhor. E destes mistérios, de tudo o que celebramos, nasce toda a fé da Igreja, os domingos, as semanas que nós celebramos durante todo o ano, nasce exatamente dos acontecimentos que nós estamos celebrando na Semana Santa. O Tríduo da paixão e ressurreição do Senhor começa com a missa vespertina na Ceia do Senhor. Possui o seu centro na Vigília Pascal, no sábado à noite. A noite mais importante do ano é a celebração de Páscoa do sábado à noite. Momento que se encerra com o Domingo do Páscoa.

Na sexta-feira da Paixão do Senhor nós observamos o jejum pascal, por isso muitos ainda observam com amor esse jejum, não comendo carne. É um pouco do sacrifício que nós vamos fazendo junto com a cruz de Jesus e em muitos lugares faz-se esse jejum até o sábado à noite, na Vigília Pascal. A Vigília Pascal é considerada a mãe de todas as vigílias, a mais importante do ano, na qual a Igreja espera a Ressurreição de Cristo e celebra isso em todo o ritual que é feito. Toda celebração desta sagrada vigília deve se realizar à noite, de tal modo que comece depois do anoitecer e termine antes da aurora do domingo.

Por isso, que neste tempo, nós possamos entrar no espírito desta Semana Santa. Quem vive bem esses dias, tem um gás novo para todo o ano. Cada um, na sua igreja, nas diferentes religiões, mas celebrando este grande mistério da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Que você possa acolher essa intensidade da Páscoa em sua vida.

Caminhemos com Jesus que Ele é capaz de renovar nossa alegria e nossa esperança. Desejo a você e sua família uma Feliz Páscoa.

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Categorias

Deixe seu comentário