Sobre o assunto aquele

O fato é que estamos sob censuras e ameaças. Existem questões importantíssimas a respeito das quais é perigoso falar. Quem criou isso – pasmem! – foi o … . Esses temas, quando mencionados, acionam controles no território patrulhado das redes sociais e nas agências de checagem; ouve-se o bater de pregos no cadafalso do … e alguns dos seus … entram em surto.

É o caso do assunto que quero abordar, tomando as precauções necessárias, como percebem, porque não sou louco, não rasgo dinheiro e entendi os recados. Vêm daí essas lacunas que, prudentemente, estou deixando no texto confiando em que o leitor, com o discernimento que tem, fará a sua parte. Peço que não me levem a mal pelo trabalho que lhes estou atribuindo, mas fazer o quê?

Refiro-me àquele dispositivo que permite a … dos votos. Isso está fora de questão para as próximas … , mas nesse mundo de incertezas que se instalou no país, parece que o tema veio para ficar.

Beira as raias do inacreditável saber que o topo do poder … até hoje não tenha percebido o efeito de sua rasgada interferência num tema de natureza legislativa e de tanto interesse para a legitimação do poder político em todas as suas dimensões. Inclusive, por tabela, para o próprio … .

Como esquecer a substituição de quase duas dezenas de representantes partidários na CCJ da Câmara dos Deputados? Como esquecer que o fato ocorreu logo após a visita do presidente do … ? Como esquecer que essa visita reverteu um quórum que até então era favorável à adoção das … com o tal dispositivo adicional que permite a … dos votos?

A extrema imprensa considerou aquilo expressão visível da independência e harmonia dos … . Eu não. Na minha perspectiva foi um ato de invasão do espaço aéreo e terrestre de outro … .

O que ouço no meu círculo de relações, expressa, também, o sentimento de que uma … sem possibilidade de contagem dos … tem significado a realização do sonho de consumo de quem organiza esses eventos. Usadas desde o longínquo ano de 1996, ano em que a GM lançou o Corsa e ano de lançamento do celular Motorola Startac de tampa e anteninha, as … brasileiras são a segurança de … sem possibilidade de encrenca, atraso e retrabalho. A menos que um … resolva se instalar no meio dos computadores do … .

Percival Puggina

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras e Cidadão de Porto Alegre, é arquiteto, empresário, escritor e titular do site Conservadores e Liberais (Puggina.org); colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil pelos maus brasileiros. Membro da ADCE. Integrante do grupo Pensar+.
Categorias

Deixe seu comentário