Surgem mais de 230 mil novos MEIs em setembro, indica Serasa Experian

Considerando todas as naturezas jurídicas, dos 316.238 novos negócios no Brasil, o setor de Serviços foi destaque, com 70,1% do total

Por: Victoria Bernardes/ Serasa Experian

 

Surgem mais de 230 mil novos MEIs em setembro, indica Serasa Experian

Considerando todas as naturezas jurídicas, dos 316.238 novos negócios no Brasil, o setor de Serviços foi destaque, com 70,1% do total

São Paulo, 12 de dezembro de 2022 – Em setembro, 234.542 novos registros de microeemprendedores individuais (MEIs) foram abertos no Brasil, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Em comparação com o mesmo período de 2021, a queda foi de 8,3%. Para o economista Luiz Rabi, “a diminuição do desemprego com aumento da oferta de empregos formais, além da criação de postos de trabalho para absorver a demanda das empresas no final do ano, podem ter relação direta com a diminuição do empreendedorismo por necessidade. Essa tendência está sendo observada desde julho deste ano”. Confira no gráfico abaixo o levantamento completo por Natureza Jurídica:

Na análise geral, foram criados 316.238 novos negócios no país, cuja variação anual também foi de queda (-5,2%). Historicamente, Serviços se destaca com a maior parcela das aberturas e em setembro não foi diferente: 70,1% do total foi para este setor. Confira no gráfico e tabela a seguir o levantamento completo:

A análise por unidade federativa (UFs) do nascimento das empresas em setembro mostra que três estados do Sudeste detiveram a maior parte dos novos empreendimentos: São Paulo (94.184), Minas Gerais (33.038) e Rio de Janeiro (25.039). Na análise da menor participação estão Roraima (593), Acre (547) e Amapá (541). Veja no gráfico a seguir todas as regiões:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian e Sebrae ajudam MPEs na jornada do empreendedorismo

Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma “Aprenda”, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site oficial, clicando aqui.

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Foto da Capa: Drobotdean – Freepik.com

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,