Skip to content
77 3441-7081 — [email protected]

Ituaçu: Prefeitura vai investir na ampliação do vertedouro da Barragem que abastece o Distrito de Tranqueiras

DA REDAÇÃO

O colapso no abastecimento de água dos moradores do Distrito de Tranqueiras, que tem obrigado o município a atender a população com carros-pipa, levou o prefeito Adalberto Alves Luz (PTB), acompanhado de assessores e de técnico e engenheiro da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no último dia 30 de outubro, fazer uma visita para verificar a real situação e adotar as medidas emergenciais necessárias para resolver o problema.

Com o lago da Barragem do Vaqueiro em situação crítica, o abastecimento do Distrito de Tranqueiras entrou em colapso. – Foto: Divulgação.

Depois de visitar a Barragem do Vaqueiro, no Rio das Contas, onde constatou que a situação é gravíssima, com o reservatório em colapso, comprometendo a captação de água em volume suficiente para atender a demanda, o prefeito Adalberto Alves Luz autorizou a imediata execução do projeto de aumento da cota da Barragem, providência que os técnicos entendem poderá ser determinante para solucionar de forma definitiva o problema.

O material (cimento) para as obras de ampliação da cota da Barragem do Vaqueiro já foi liberado. – Foto; Divulgação.

Adalberto Luz autorizou, também, a implantação de um novo sistema de captação na Barragem do Vaqueiro, que deverá ficar distante cerca de três mil metros da atual adutora, cujas obras foram iniciadas na sexta-feira (1º de novembro).

O novo sistema de captação será implantado em um novo local no lago da Barragem do Vaqueiro. – Foto: Divulgação.

Emergencialmente, para que a população possa enfrentar a crise do desabastecimento, o prefeito Adalberto Alves Luz determinou a imediata contratação de dois caminhões pipa para atender os moradores do Distrito.

Dois carros-pipa foram contratados para suprir, emergencialmente, o abastecimento de água do Distrito de Tranqueiras – Foto: Divulgação.

Paralelamente, destacou, estão sendo viabilizados investimentos dos Governos Federal e do Estado para solucionar de forma definitiva os problemas enfrentados em outras regiões do municípios. “Já conseguimos a implantação do sistema de abastecimento da região da Laje e estamos trabalhando para que outras localidades possam também ser beneficiadas. É com trabalho que estamos enfrentando o desafio de levar água para todo o território do município”, destacou o prefeito.

Jornal do Sudoeste

Categorias ,
Scroll To Top