redacao@jornaldosudoeste.com

Tito lidera pesquisa eleitoral e Manoel Rubens caminha para fazer seu sucessor em Palmas de Monte Alto

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Redação

Na corrida eleitoral deste domingo (06), um dos candidatos se destaca com folga nas intenções de voto: Tito (Marcos Túlio Laranjeira Rocha), do PSD, apoiado pelo atual prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD), está consolidado como o favorito para assumir o cargo. A sinergia entre a gestão atual e a candidatura de Tito, ex-secretário municipal de Saúde  tem sido vista como um fator determinante para seu sucesso nas urnas. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Publicom, contratada pela Rádio Alvorada FM, apontando que o atual prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens (PSD), está próximo de fazer seu sucessor.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06046/2024, a pesquisa ouviu 385 eleitores de Palmas de Monte Alto, com idade superior a 16 anos, entre os dias 29 e 30 de setembro últimos, na sede e zona rural. A margem de erro da pesquisa é de 4,94 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%, o que significa que a probabilidade de uma pesquisa ter os mesmos resultados se for aplicada com um outro grupo de pessoas, dentro do mesmo perfil de amostras e com a mesma margem de erro.

O levantamento mostra que o candidato apoiado pelo prefeito Manoel Rubens, Tito (PSD) lidera a corrida eleitoral com 42,3% das intenções de voto.

A Força de Manoel Rubens e a Ascensão de Tito

Cumprindo seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens, chega ao 45º mês da atual gestão com uma aprovação popular próxima de 80%, consolidando-se como uma das mais expressivas lideranças políticas locais e regionais.

Ex-secretário municipal de Saúde e candidato à sucessão municipal, Tito tem utilizado sua proximidade com o prefeito Manoel Rubens para reforçar suas propostas e apresentar continuidade nas políticas públicas implementadas. E a credibilidade emprestada pelo prefeito à campanha de Tito tem refletido nos atos da campanha eleitoral e refletiu na pesquisa Publicom indicando que o candidato governista está à frente com uma margem considerável de intenções de voto sobre seus adversários. Esse cenário reflete não só o prestígio do prefeito Manoel Rubens, mas também a aceitação das ideias e propostas de Tito, que promete dar continuidade a iniciativas sociais e de desenvolvimento econômico da Administração atual.

O candidato do PSD, Tito, que foi secretário municipal de Saúde por mais de 19 anos, é amplamente reconhecido pela população como o principal responsável pela melhoria registrada na área da Saúde Pública em Palmas de Monte Alto. Sua atuação à frente da pasta trouxe avanços significativos para o município, desde a ampliação dos Serviços de Saúde até a modernização da estrutura hospitalar. Esse histórico o coloca como um nome de peso, e sua candidatura reflete a continuidade das políticas bem-sucedidas das gestões de Manoel Rubens.

A candidata a vice-prefeita, Rose da Barriguda (vereador Rosemaura Pereira Mesquita Brito), que tem demonstrado, no mandato de vereadora, compromisso com o desenvolvimento do município e a participação ativa da população na formatação de propostas, também fortalece a chapa, somando mais uma figura respeitada na política local.

Ex-prefeito Fernando Laranjeira busca retornar ao comando da Administração Municipal, mas enfrenta dificuldades

O ex-prefeito Fernando Nogueira Laranjeira (Avante), que governou o município por dois mandatos (1997/2000 e 2013/2016), aparece em segundo lugar na pesquisa Publicom, com 28,6% das intenções de voto. Apesar de sua experiência e histórico, Fernando Laranjeira enfrenta o desafio de competir com a popularidade do grupo do atual prefeito, Manoel Rubens (PSD).

Tendo como companheiro de chapa Elias Nunes (Elias Magalhães Pereira Nunes), do Avante, filho do ex-prefeito Eutínio Nunes, Fernando Laranjeira tenta retomar o comando do município apostando no seu legado e na promessa de uma nova gestão, porém, a força do atual Governo tem dificultado o avanço de sua campanha.

Novos Nomes Tentam Se Firmar

O empresário Wilson Lima Nascimento, o Wilson Motos ou “Galego”, do MDB, aparece em terceiro lugar, com 10,1% das intenções de voto. Embora nunca tenha concorrido a cargos eletivos, Wilson é conhecido nos bastidores políticos por seu apoio ao grupo do atual gestor, Manoel Rubens. Sua candidatura, tendo como companheira de chapa a ex-vereadora Ivani Silva Donato (MDB), tenta representar uma alternativa de renovação para o eleitorado.

Já o Arquiteto João Pedro Rocha de Moura Oliveira, que surpreendeu nas eleições de 2020, quando disputou a sucessão municipal e obteve quase 2.800 votos, enfrenta um cenário desafiador em 2024, com apenas 3,1% das intenções de voto. A falta de experiência política e a perda de aliados, incluindo três candidatos a vereador que renunciaram à disputa  e declararam apoio a Tito, enfraqueceram sua candidatura. Sua vice-prefeita, Adenuzia dos Santos Araújo (PT), ex-secretária municipal de Assistência Social, rompeu com o grupo de Manoel Rubens, mas essa ruptura não conseguiu impulsionar sua campanha.

Eleitores indecisos e o impacto na reta final

O levantamento do Instituto Publicom também aponta que 15,6% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, enquanto 0,3% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto.

Embora o número de eleitores indecisos, que naturalmente deverão ser o foco da campanha nesta reta final, sugira que a eleição ainda possa passar por reviravolta de última hora, os índices de intenções de voto do candidato Tito (PSD) reforçam a solidez da candidatura e sinalizam que a liderança consolidada deverá garantir a vitória nas urnas do domingo (06).

Continuidade de um Projeto aprovado

Com quase 80% de aprovação em sua atual gestão, o prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD) segue como a principal força política de Palmas de Monte Alto, e Tito, seu escolhido, caminha para sucedê-lo.

A campanha de Tito tem sido marcada por um discurso de continuidade e melhoria das políticas públicas, especialmente na Saúde, setor em que o candidato tem ampla experiência. Se os números da pesquisa se mantiverem até o dia das eleições, o município deve ver a continuidade de um projeto político que já perdura por quase duas décadas.

A disputa eleitoral continua, mas, com Tito na liderança, a perspectiva de que Manoel Rubens faça seu sucessor parece cada vez mais real.

5 comentários em “Tito lidera pesquisa eleitoral e Manoel Rubens caminha para fazer seu sucessor em Palmas de Monte Alto”

Deixe um comentário