Tratamento de água: o que fazer para evitar contaminação?

A Dra. Flavia Varela dará mais detalhes sobre o assunto

Por: Brasil 61

Você já teve ou conhece alguém que teve fortes dores de barriga e diarreia porque tomou água contaminada ou porque comeu algum alimento lavado com essa água? Você sabe se a água que você usa é limpa ou pode estar contaminada por parasitas e vermes?

A Dra. Flavia Varela explica como fazer o tratamento da água para consumo.

Normalmente a água tratada pelas companhias de água e esgoto chegam na sua torneira, chuveiros e vasos sanitários pelo encanamento. Essa água de uma maneira geral é potável, o que significa dizer que é própria para uso em casa, para beber e para lavar os alimentos. Não sendo esse o caso, você deve redobrar a sua atenção com essa água.

Esse é o caso de quem usa água de poços artesianos, água recolhida dos rios ou a água da chuva para o consumo da família.

Nesse caso, como saber se a água está boa para o uso? Não basta olhar a água. A água pode estar límpida e cristalina e mesmo assim toda contaminada com parasitas e vermes.

O que fazer para descontaminar a água?

A água que você vai beber ou usar para cozinhar e lavar os legumes, frutas e hortaliças precisa ser filtrada, fervida ou tratada com hipoclorito!

O primeiro passo é filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Isso irá fazer a primeira limpeza da água, mas não elimina os parasitas e vermes! Para isso você precisa ferver essa água.  A fervura por 05 minutos elimina bactérias, vírus e parasitas, e, por isso, é o método preferencial para tratamento de água para consumo.

Se você não consegue ferver, uma alternativa é filtrar a água e depois colocar hipoclorito de sódio 2,5%. Esse hipoclorito de sódio a 2,5% é distribuído pelo Ministério da Saúde em frascos de 50ml nas Unidades Básicas de Saúde, também conhecidos por Postos de
Saúde.

Como usar?

  • Filtre a água da mesma maneira já comentada anteriormente;
  • Pingue 02 gotas de hipoclorito de sódio a cada litro desta água filtrada;
  • Deixe a água tratada descansando por 30 minutos antes de usar.

Essa água pode ser utilizada para beber e sempre que for lavar os alimentos que vai ingerir.

Tratando desta maneira estaremos nos protegendo contra doenças como diarreia, hepatite A e outras parasitoses.

Foto de capa: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,