A vida na base dos valores

Muitas vezes nós duvidamos que vivendo na base de valores tenhamos êxito, uma vez que muitos, aparentemente tenham êxito sem valores. Os valores nos proporcionam mérito e dignidade. Quem leva em consideração os valores em sua vida pessoal, terá uma vida de valor. Quem não se orienta pelos valores, perde a consideração de si próprios e dos outros, sua vida ficará sempre mais fútil e isso o leva para baixo. A palavra valor significa do latim: valere, ser forte e ter saúde. Os valores nos dão, portanto, força interior, tornam nossa vida saudável.

Quando construo sobre valores, a construção que faço com minha vida terá fundamentos sólidos, não desmoronará tão facilmente. Com o tempo, só pode resistir quem constrói sua casa sobre a base sólida e essa base sólida são os valores, as atitudes voltadas para os valores, as virtudes da justiça, fortaleza, coragem, temperança, sabedoria e as atitudes cristãs de fé, esperança e amor, conforme diziam os filósofos e teólogos. Só quem vive segundo sua natureza, quem tem coragem e fortaleza para alcançar o que é importante em sua vida, quem aceita sua medida com temperança e não persegue necessidade sem medida, só quem é sábio e avalia corretamente a situação concreta poderá viver bem. E terá também êxito, a longo prazo, isso vale também para o que ele constrói pessoalmente, portanto, para parceria e amizade, mas também vale para o sucesso profissional. 

Um estudo sobre economia empresarial afirma que as empresas não tiram seu lucro da aquisição de algum cliente isolado ou de novos clientes, mas na manutenção dos clientes tradicionais e fiéis. Para o cliente tradicional, não é apenas o preço que interessa, ele considera também os valores que quer ver na empresa, como honestidade, cordialidade, justiça, confiança e autenticidade. Tudo isso entra em seu cálculo. A empresa que só quer aumentar suas vendas através de burlações, vai afogar-se em seu próprio desregramento. A experiência mostra que as empresas que subiram como foguete, também caíram com a mesma velocidade. Com o tempo, só tem êxito quem se baseia nos valores. Por isso, caro leitor, vale a pena construir a vida com base em valores sólidos.

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Categorias

Deixe seu comentário