Classificados do SiSU para o semestre 2022-2 têm até segunda para se matricular

Seleção é realizada com base nas notas do Enem e preenche vagas em instituições públicas de ensino superior; excedentes já podem se inscrever em lista de espera

Por: Asscom Grupo Tiradentes

Os estudantes que foram classificados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) têm até a próxima segunda-feira, 18, para realizar suas matrículas. Eles foram convocados na chamada regular, cujo resultado foi divulgado no último dia 6, e aprovados para as vagas que escolheram em instituições públicas de ensino superior que participaram do certame, válido para o segundo semestre deste ano.

A seleção foi realizada com base nas notas que os candidatos obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, e na classificação destas notas em cada uma das duas opções de curso indicadas pelo candidato no ato da inscrição. Os convocados devem se apresentar diretamente na instituição escolhida ou enviar virtualmente os documentos exigidos no edital.

Mantido pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu disponibiliza vagas em instituições públicas de ensino superior, a partir das notas do Enem. Ao todo, são 73 faculdades, universidades públicas e Institutos Federais em 22 estados, que abriram neste  65.932 vagas em 2.043 cursos de graduação, como Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, entre outros.

Já os candidatos que não alcançaram as notas exigidas e ficaram de fora da lista dos aprovados também têm até o dia 18 para pedir participação na Lista de Espera, que seleciona os excedentes para as vagas que não foram preenchidas durante a chamada regular. O resultado desta lista sai no dia 25 de julho.

A consulta pelo resultado e outras informações podem ser buscadas na página do SiSU no portal do Acesso Único do MEC, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-61-61-61.

ProUni

O candidato que fez as provas do Enem também pode participar da seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni), oferece bolsas de estudo parciais e integrais para instituições privadas de ensino superior de todo o país. Ele faz a seleção para as vagas usando igualmente a classificação destas notas em cada opção de curso indicada pelo candidato no ato da inscrição. No entanto, o aluno deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga do SiSU, e de acordo com a legislação, alunos matriculados em uma instituição de educação superior pública gratuita estão proibidos de usar o ProUni.

O processo seletivo do ProUni para o segundo semestre deste ano (período 2022-2) ainda não teve suas datas definidas pelo MEC, que também deve divulgar o edital do certame e a quantidade de vagas que serão oferecidas e as instituições particulares que irão participar da seleção. A previsão é de que isso aconteça em breve.

No Grupo Tiradentes

As notas do Enem podem ser utilizadas para ingresso em uma das instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes, referência em educação superior no Nordeste, que atua nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. O candidato precisa ter feito o exame nos últimos cinco anos para que essas notas sejam validadas na instituição. As inscrições podem ser feitas através dos sites da Universidade Tiradentes (Unit) ou da Faculdade São Luís de França (FSLF)

 

 

 

Foto de Capa: Agência Brasil

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,