Feira Agroecológica da Uesb funciona às sextas, no campus de Conquista

Por: Assessoria de Comunicação – VCA

Hortaliças, frutas, verduras, biscoitos, geleias, ovos, manteiga e, até mesmo, produtos cosméticos e de artesanatos são opções que toda a comunidade poderá encontrar na Feira Agroecológica da Uesb, projeto de extensão desenvolvido no campus de Vitória da Conquista. Todas as sextas-feiras, a partir das 8 horas, produtores e artesãos de diversas localidades do município comercializam sua produção, que é pautada na Agroecologia.

A iniciativa foi retomada neste mês de agosto, depois de uma reestruturação após a pandemia de Covid-19. Segundo o professor Ferdinand Martins, um dos coordenadores do projeto, a Universidade é um espaço importante para a realização deste tipo de ação, visto que o campus conta com uma circulação de cerca de mil pessoas diariamente e uma comunidade atenta à questão da alimentação saudável. “A Feira Agroecológica da Uesb se insere nesse movimento de feiras agroecológicas que, hoje, acontece no Brasil e que tem acontecido em Vitória da Conquista”, ressalta.

O espaço conta com 20 produtores cadastrados, de bairros como Jardim Valéria, Kadija, Recanto das Águas, Vila América. É o caso de Rosileide da Silva, moradora do Jardim Valéria e produtora de hortaliças agroecológicas. Para ela, a Feira abre uma oportunidade de comercialização das produções agroecológicas de hortas comunitárias como a dela, além de incentivar o consumo de produtos livres de agrotóxicos. “Acho que esse espaço foi uma boa ideia, uma forma de os produtos da gente serem reconhecidos. Hoje, dificilmente, as pessoas trabalham com produtos naturais. A maioria são alimentos com produtos químicos”, opina.

A proposta é ampliar as parcerias com produtores do município e da própria comunidade universitária, bem como a estrutura da Feira. Conforme a organização, o espaço também está sendo pensado para abrigar ações culturais, com a inserção, por exemplo, de atividades de músicas e exposições artísticas.

Mais que alimentação saudável – Pautada na sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética, a Agroecologia está ligada à agricultura familiar, sem uso de produtos químicos sintéticos ou geneticamente modificados, como os famosos agrotóxicos. Assim, a prática busca valorizar a mão de obra de produtores de pequenas propriedades rurais, auxiliando essas redes de produção e distribuição de alimentos.

A Feira Agroecológica da Uesb está localizada em frente ao Módulo Luisão e é uma iniciativa vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

 

 

 

Foto de Capa: Divulgação

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,