Prefeitura de Itambé inicia implantação do Programa “Banda Larga nas Escolas Rurais”. Catolezinho foi o primeiro contemplado

Por Nicolaia Achy/ Ascom/PMI

 

Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade da educação nas escolas dos distritos e zona rural, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), iniciou nesta semana implantação do Programa Banda Larga nas Escolas Rurais.

A iniciativa é realizada em parceria com o Governo Federal através da instalação de internet via satélite que tem como objetivo proporcionar a inclusão digital dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A primeira localidade a ser contemplada foi o distrito de Catolezinho, mas nos próximos dias o investimento estará chegando ao distrito de São José do Colônia, Povoado da Jussara, entre outras localidades.

Conforme o prefeito Eduardo Gama, os novos investimentos são janelas de possibilidades sendo abertas às comunidades rurais e distritais, que podem revolucionar a realidade educacional de muitas pessoas.

“Como sempre falo, estamos construindo diariamente uma nova Educação em Itambé. A internet banda larga vai reforçar o atendimento aos alunos e dar um suporte ainda maior às atividades pedagógicas”, afirmou Eduardo.

De acordo com a secretária de Educação Alecciene Gusmão, que vem acompanhando de perto esta conquista, o programa é disponibilizado aos municípios que possuem organizado o Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação, como é o caso de Itambé.

Ainda de acordo com a secretária, disponibilizar o acesso à internet aos alunos e professores é permitir a utilização de uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem. “Quando utilizada com eficiência, a rede proporciona contribuições expressivas para o desenvolvimento do aluno e a descoberta de novas habilidades e competências”, destacou.

A gestão do Programa Banda Larga nas Escolas Rurais é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM) e a Secretaria Municipal de Educação.

Jornal do Sudoeste

Categorias