Primeiro ano de gestão do desembargador Lourival Trindade: Portal que reúne todos os serviços do PJBA e Revista Digital marcam a data

Por Ascom/ TJBA

Um ano de gestão e o presente vai para o cidadão! Nesta quarta-feira (3), o Presidente do Poder Judiciário da Bahia, Desembargador Lourival Almeida Trindade, e toda a mesa diretora comemoram 1 ano de gestão. E para homenagear a data, o tribunal lança 2 produtos voltados para o jurisdicionado: um portal onde estão reunidos todos os serviços que a corte oferece e uma revista digital, apresentando a continuidade dos trabalhos, mesmo durante a pandemia do Coronavírus.

Clique aqui para acessar a revista Revolução Digital – Justiça dos novos tempos

Clique aqui para acessar o portal de serviços

A partir de agora o jurisdicionado tem reunido em um só lugar todos os serviços do site do PJBA. O portal online de serviços permite que o cidadão e o advogado encontrem com facilidade o que ele está procurando, à exemplo de Consulta processual.

x+qNMIAtjqNCwAAAABJRU5ErkJggg== Primeiro ano de gestão do Desembargador Lourival Trindade: Portal que reúne todos os serviços do PJBA e revista digital marcam a data

Além disso, os tipos de produtos são divididos por categorias: Público; Delegatários; Entidades Conveniadas; Juizados Especiais; Ministério Público; Pessoas Físicas e Jurídicas; Procon; Procuradorias.

Com a reunião de todos os serviços em um só lugar, as partes e os advogados não precisam mais percorrer diversos caminhos para encontrar o que buscam. O portal tem dinamismo, praticidade, simplicidade e é responsivo (se adequa ao tipo de dispositivo em que está sendo acessado).

Dentre os serviços à disposição do jurisdicionado no portal estão: DAJE; Consulta pública de registro civil; Fale conosco da Corregedoria; Lista unificada de precatórios e Ouvidoria Online.

aiSdZRwM1U8AAAAASUVORK5CYII= Primeiro ano de gestão do Desembargador Lourival Trindade: Portal que reúne todos os serviços do PJBA e revista digital marcam a data

A criação do portal online gera mais visibilidade às informações do Poder Judiciário, o que consequentemente permite transparência e confiabilidade do cidadão para com a Corte baiana.

Revista digital – A publicação “Revolução Digital – Justiça dos novos tempos” oferece ao cidadão detalhes referentes aos avanços tecnológicos no PJBA impulsionados pela pandemia, um balanço da gestão, as economias feitas durante o primeiro ano de gestão e muito mais.

O Poder Judiciário da Bahia é composto por 8 mil servidores e 600 magistrados, que diante do desafio do Coronavírus passou a funcionar em regime de teletrabalho. “Na segunda quinzena do mês de março (2020), entramos em regime de teletrabalho, que vigora até os dias atuais, para resguardar a saúde de todos, especialmente daqueles que fazem parte do grupo de risco”, explica o Presidente Lourival Almeida Trindade.

Mesmo com essa modalidade de trabalho à distância, em um ano de gestão, em termos de produtividade no período de teletrabalho, entre 16 de março e 24 de janeiro de 2021, foram mais de 24 milhões de atos realizados, 1.507.309 de processos baixados, 3.029.159 de despachos, 710.737decisões e 1.319.139 de sentenças.

Cabe salientar também que foi criado um acesso externo, por meio da internet, de forma segura e criptografada, aos diversos sistemas do PJBA, com a utilização da tecnologia Virtual Private Network (VPN). De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), foram disponibilizados 2.212 acessos via VPN, com mais de 1.000 conexões simultâneas por dia.

Para realizar reuniões de trabalho, audiências e sessões virtuais, várias unidades do PJBA adotaram a videoconferência. O PJBA disponibilizou 1.853 salas virtuais e 911 usuários para administração desses ambientes. Desde o início da pandemia, foram realizadas mais de 348.069 videoconferências, totalizando 140.613 horas de videochamadas, por meio do sistema LifeSize.

Cerca de 560 ramais do PJBA foram desviados para celulares de magistrados e servidores que estavam em teletrabalho. Além disso, houve também uma atualização tecnológica e ampliação dos recursos computacionais para os acessos ao sistema SAJ de forma remota.

Esses números e mais detalhes sobre o teletrabalho também podem ser encontrados na revista digital “Revolução Digital – Justiça dos novos tempos”, clique aqui para ler.

“Ao lado da Mesa Diretora, de todos os desembargadores, juízes, servidores, membros da OAB, Ministério Público, imprensa e demais instituições, fortalecemos a construção do Poder Judiciário “de nossos sonhos”. Quero agradecer a participação democrática e colaboração dos integrantes desta Corte de Justiça. Somente com a participação de todos somos capazes de construir um Poder Judiciário melhor, mais justo, mais transparente e cada dia mais ético, em que os valores republicanos saiam, enfim, triunfantes”, conclui o Desembargador Lourival Almeida Trindade.

A Mesa Diretora do PJBA biênio (2020/2022) é composta pelos Desembargadores Carlos Roberto Santos Araújo (1º Vice-Presidente); Augusto de Lima Bispo (2º Vice-Presidente); José Alfredo Cerqueira da Silva (Corregedor-Geral); e Osvaldo de Almeida Bomfim (Corregedor das Comarcas do Interior).

Foto de Capa: Divulgação.

Jornal do Sudoeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário

Categorias ,