77 3441-7081 — [email protected]

Três candidatos da região devem estar entre os 39 baianos eleitos para Câmara Federal

Pesquisas informais aponta favoritismo do advogado Custódio Lacerda Brito (PHS), mas não descartam eleição do ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes Silveira Santana e da empresária conquistense Ana Sheila Lemos Andrade para Câmara dos Deputados

 

Da Redação

Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições gerais, alguns nomes da região que vão tentar uma cadeira na Câmara Federal já começam a despontar e somente não vão estar na lista dos eleitos se algum fato relevante ocorrer nesse intervalo. É o que apontou pesquisas informais realizadas pelo JS em alguns municípios da região, quando foram ouvidas não apenas lideranças políticas, mas principalmente populares de diversos segmentos da sociedade. E um dos fatos que mais chamou a atenção é que a maioria do eleitorado, em relação aos candidatos aos Parlamentos estadual e federal, na sua maioria, desvincularem o voto para os cargos do Executivo (governador e presidente da República) do Legislativo. A renovação da Câmara dos Deputados e, principalmente, a biografia dos candidatos têm sido fator importante para definição dos possíveis eleitos segundo apurou o JS, embora seja também consenso que a taxa de renovação na Câmara Federal não será tão expressiva quanto se esperava em razão dos recorrentes escândalos. Os atuais parlamentares candidatos à reeleição vão se beneficiar, além do acesso aos milionários recursos dos fundos partidários do provável aumento dos votos nulos, brancos e das abstenções. Ainda assim, mesmo abaixo da média histórica, a taxa de renovação da Câmara dos Deputados deverá ficar em torno de 49%, segundo Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

E, mesmo nesse cenário, alguns nomes da região aparecem com chances reais de conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Um dos candidatos que deverá ser beneficiado não apenas pela biografia, mas por representar uma nova concepção de política, onde não cabem mais privilégios, é o advogado guanambiense Custódio Lacerda Brito (PHS).

“Nossa proposta é lutar pelo fortalecimento da cidadania, para que as pessoas tenham mais autonomia. Precisamos mudar o modelo, tirar o poder das mãos dos políticos e coloca-los nas mãos do cidadão. Nenhuma proposta pode ser votada para atender interesses outros que não sejam da maioria da população”, tem defendido Brito.

O advogado Custódio Lacerda Brito (PHS) é apontado, por pesquisas informais realizadas na região pelo JS, como um dos prováveis novos nomes da bancada baiana na Câmara Federal a partir de 2019. Foto – Divulgação.

Para analistas políticos regionais ouvidos pelo JS, Custódio Lacerda Brito somente deixará de compor a próxima legislatura federal se ocorrer algum fato extremamente negativo. De zero a dez, as chances de Custódio Brito figurar entre os 39 deputados federais eleitos a Bahia, segundo analistas políticos da região, é oito.

Outros dois nomes que também aparecem com grandes chances de conquistar uma cadeira na Câmara Federal são o do ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), e da empresária conquistense Ana Sheila Lemos Andrade (DEM).

O ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes Silveira Santana (PSD), mesmo correndo o risco de ter a candidatura indeferida, também aparece com chances reais de conquistar uma cadeira na Câmara Federal . Foto – Ascom Charles Fernandes.

Os três, pela ordem, foram os nomes mais citados. O candidato do PHS tem a seu favor o fato de ser o nome mais forte da legenda registrado para a disputa, o que teoricamente diminui a concorrência, e de necessitar de uma votação menor em relação aos outros dois. O PHS, partido do advogado Custódio Brito, lançou 26 nomes para disputa, mas apenas cinco têm visibilidade eleitoral, segundo analistas políticos.  Nesse quadro, o advogado guanambinese Custódio Lacerda Brito, um dos cinco citados, tem a seu favor o fato de nunca ter ocupado um cargo político, ao contrário dos outros quatro – o ex-deputado Edson Sampaio Pimenta (que trocou o PCdoB pelo PSD e, posteriormente, pelo PHS), o dublê de cantor de pagode e vereador soteropolitano Igor Kannário [Anderson Machado de Jesus], o ex-prefeito de Belo Campo Cezar Ferreira dos Santos Silva (que trocou o PSD pelo PHS) e o ex-secretário municipal de Educação de Vitória da Conquista Marcelo de Melo Silva (que trocou o Democratas pelo PHS).

A favor do ex-prefeito de Guanambi a possibilidade de conquistar uma votação expressiva no município [seus apoiadores estimam em mais de 20 mil a expectativa de sua votação no município] e o excelente trabalho que desenvolveu nas articulações que viabilizaram a criação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão e do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, que reúnem, respectivamente, 16 e 22 municípios. Segundo sua Assessoria, Charles Fernandes conta hoje com apoios consolidados em cerca de cinquenta municípios da região. Contra o ex-prefeito de Guanambi a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia que, por cinco votos a um, confirmou a sentença do juiz da 64ª Zona Eleitoral, condenando-o a pagamento de multa e inelegibilidade por oito anos por abuso do poder econômico na eleição municipal de 2016. Charles Fernandes reafirma inocência e já estaria recorrendo da sentença.

Entre as caras novas da política regional, a empresária e presidente afastada da CDL de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lermos de Andrade (DEM), é um dos nomes com grande probabilidade de compor a bancada da Bahia na Câmara Federal a partir do próximo ano. Foto – Fillipe Lima.

Já a empresária Ana Sheila Lemos de Andrade (DEM), está na campanha avalizada pelos importantes apoios da mãe, vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, Irma Lemos dos Santos Andrade (PTB), e do prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), além, evidentemente, credenciada pelo trabalho realizado à frente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista e do trabalho social que desenvolve à frente da Ong Movimento das Donas de Casa.

 

 

 

 

 

Foto capa – Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Jornal do Sudoeste

Categorias ,